logo oficina da inteligência

Meditação na Educação Infantil: quais os benefícios?

meditação-na-educação-infantil

A prática de meditação na Educação Infantil tem ganhado cada vez mais adeptos. O processo, que consiste, basicamente, em um conjunto de técnicas que ajudam a aumentar os níveis de concentração e manter a atenção, é um grande aliado das escolas no desenvolvimento das competências emocionais.

Não, você não leu errado. Em um mundo tão conectado e cheio de estímulos, os minutos de silêncio promovidos pela meditação – ainda raros para grande parte das pessoas – são preciosos e decisivos para que as crianças se conectem com elas mesmas.

É uma forma também de ajudar os pequenos a lidarem com situações adversas, estresse e falta de paciência. Não à toa, os resultados são bastante positivos: há uma melhora considerável no comportamento, no processo cognitivo e afetivo e na capacidade de concentração, por exemplo.

A prática também estimula a criatividade, melhora a capacidade de resiliência e controle de emoções e ajuda a reduzir os níveis de estresse e agressividade.

LEIA MAIS: Criança com TDAH: quais os desafios no processo de aprendizagem?

 

O que diz a neurociência sobre meditação infantil?

A meditação é uma técnica milenar que promove diversos benefícios para o corpo e para a mente. Estudos do Centro de Pesquisa em Neurociências de Lyon, na França, revelam que a prática regular de meditação ativa campos específicos do cérebro responsáveis pelo controle de emoções.

Dados de uma pesquisa brasileira, por sua vez, revelam que a meditação pode influenciar positivamente processos biológicos essenciais à saúde física e mental.

Não à toa, o uso de meditação na Educação Infantil tem sido difundido cada vez mais nos últimos anos. Pesquisadores apontam que a aplicação, ainda na infância, de técnicas que trabalham a mente e o corpo, como meditação e ioga, é muito eficaz para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais – e para o estímulo da resiliência.

 

Isso porque, a meditação ajuda no controle das emoções e na concentração, ao mesmo tempo em que permite que a criança entenda sua relação com o espaço e com outras pessoas. É uma forma de estimular na criança a consciência de mundo externo e interno.

LEIA TAMBÉM: Ludicidade, educação e neurociência: como unir os três pilares?

 

Como aplicar a meditação na Educação Infantil?

A prática de meditação na Educação Infantil é uma alternativa saudável para melhorar o bem-estar emocional e ajudar as crianças a lidarem melhor com as emoções. O ideal é que a técnica seja aplicada a partir dos três anos de idade, quando os pequenos começam a compreender melhor as instruções.

Mas é importante reforçar que o nível e o tempo de atenção podem variar de acordo com a criança e a idade-, embora a tendência seja a de que melhore com a prática.

Atualmente existem diversas técnicas que trabalham bem a mente e o corpo. E, como as crianças têm grande facilidade para o aprendizado, a meditação infantil pode ser facilmente incluída na rotina escolar.

Um ambiente tranquilo e confortável é o primeiro passo para aplicação da técnica. Elementos sonoros e boas práticas de respiração, além de objetos para aliviar a ansiedade, como bolas de massagem ou bonecos de pelúcia e itens com texturas diferentes, também são elementos-chave para tornar o momento ainda mais lúdico e especial.

No fim do dia, o segredo é ter paciência para estimular a prática – e torná-la parte do dia a dia das crianças.

CONTINUE LENDO: A importância da inteligência emocional na educação infantil

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️