Trabalhar a interpretação de texto na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de um indivíduo. Afinal, a habilidade, que está diretamente ligada ao interesse pela leitura, amplia significativamente o vocabulário e o domínio da Língua Portuguesa, escrita e falada.
Mais do que isso, a capacidade interpretativa incentiva a criança a ter um pensamento mais crítico, garantindo uma comunicação mais eficiente e facilidade para assimilar conteúdos de diversas áreas. Também ajuda a estimular a autonomia, consciência social e concentração, competências essenciais dentro e fora de sala de aula, que perdurarão por toda a vida.
Quando bem trabalhadas, as estratégias de interpretação de texto podem ainda:
- Auxiliar no desempenho escolar;
- Melhorar a capacidade de raciocínio e fomentar o pensamento crítico;
- Estimular o hábito de leitura; e
- Contribuir para o desenvolvimento de habilidades e maior bagagem cultural.
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Como abordar a interpretação de texto na Educação Infantil
A capacidade de compreender o que está escrito em uma mensagem textual, levando em consideração o contexto e a linguagem utilizada, deve ser incentivada desde cedo. A idade, aliás, não é um problema – embora o processo possa ser mais desafiador.
Ainda que as crianças estejam começando a aprender a juntar letras e palavras, elas já são capazes de fazer uma leitura de mundo e compreender o que está sendo apresentado. Afinal, somos inseridos em um contexto no qual a todo momento precisamos interpretar algo – da leitura de uma placa de trânsito à associação de imagens nos livros infantis, passando pelas músicas e contos.
E este é justamente o mote que deve ser utilizado. A melhor forma de trabalhar o tema em sala de aula é abrangendo situações cotidianas verbais e não-verbais, que insiram a criança em um contexto real e próximo à sua realidade.
Textos e contos infantis, desenhos e músicas são grandes aliados nesse sentido. Da mesma forma, atividades lúdicas, como teatro e fantoches, também ajudam a trabalhar a compreensão de texto de um jeito mais lúdico, estimulando a leitura, a fala e até mesmo a pronúncia.
É importante, no entanto, sempre considerar conteúdos que façam sentido para as crianças e incentivá-las a participarem das atividades.
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