logo oficina da inteligência

Qual o papel da memória no processo de aprendizagem?

processo-de-aprendizagem

 

O processo de aprendizagem acontece por meio da aquisição de novas competências, habilidades, conhecimento ou comportamentos. E a memória exerce um papel importante nesta etapa. Afinal, é ela quem nos permite aprender por experiência.

Por definição, a memória está relacionada à capacidade de codificar, armazenar e reter informações e experiências, garantindo que elas possam ser recuperadas quando desejamos recordá-las. Ou seja, é um processo cognitivo que define a dimensão temporal da nossa organização mental.

Na prática, funciona como um arquivo essencial para a nossa vida, com impacto direto na tomada de decisões e desenvolvimento cognitivo e intelectual.

Mas, afinal, como isso está ligado ao processo de aprendizagem?

LEIA MAIS: Dopamina: qual o papel desse neurotransmissor na educação?

 

Como funciona a memória

Quando falamos em processo de aprendizagem, a memória tem um papel quase que central, uma vez que permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente. É como se houvesse – e há – a continuidade do aprendizado.

Mas, antes de mais nada, é importante entender como a memória funciona.

O conceito se caracteriza pelo processamento de informações em três etapas, que interagem entre si:

  • Codificação, que consiste na transformação das informações obtidas em memória armazenada;
  • Armazenamento, que contempla a consolidação e manutenção da informação no sistema de memória; e
  • Recuperação, que se refere ao acesso e produção de informações já codificadas e armazenadas.

 

Além disso, o cérebro adquire e armazena informações de duas formas: pela memória de procedimento e pela memória declarativa. A primeira consiste no armazenamento de dados relacionados à aquisição de habilidades – motoras, sensitivas e intelectuais, bem como toda forma de condicionamento – por meio da repetição. Ou seja, uma atividade que segue sempre o mesmo padrão, independentemente da consciência.

Enquanto isso, a memória declarativa visa armazenar e rememorar fatos e dados levados ao nosso conhecimento por meio de fatos vivenciados e de informações adquiridas pela transmissão do saber de forma escrita, visual e sonora.

Não à toa, a forma como aprendemos impacta a maneira como o conteúdo será armazenado – e o tipo de memória que será utilizado.

LEIA TAMBÉM: Inteligências múltiplas: como elas influenciam no aprendizado das crianças?

 

Importância da memória para o processo de aprendizagem

memoria-no-processo-de-aprendizagem

Não dá para negar que a memória é essencial para o processo de aprendizagem, uma vez que as informações armazenadas servem como base para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural do ser humano.

Em sala de aula, especificamente, trabalhar a memorização é importante para que o aluno guarde as informações e conhecimentos que recebe, assimilando conteúdos, experiências e comportamentos. Mas, é preciso ter cautela: memorização não é simplesmente decorar uma equação ou grafia.

Para obter sucesso e fazer bom proveito desse processo cognitivo, é importante utilizar técnicas que estimulem e garantam que o cérebro compreenda a relevância de determinada informação, armazenando-a corretamente.

Isso pode ser feito de diversas formas. Uma delas é pela associação, que tende a funcionar bem na alfabetização ou processo de aprendizado de um novo idioma. A contação de histórias e a leitura também são aliadas importantes, assim como brincadeiras simples, como o jogo da memória.

No fim do dia, o importante é treinar o cérebro da criança e prepará-lo para receber as informações necessárias para um processo de aprendizagem adequado.

CONTINUE LENDO: 5 dicas para aplicar a neurociência na sala de aula

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️