logo oficina da inteligência

Ditado na Educação Infantil: quais os benefícios?

O ditado é uma ferramenta poderosa para avaliar o conhecimento dos alunos em relação às letras, palavras e ortografia. Embora seja mais utilizado com crianças que frequentam as séries iniciais do Ensino Fundamental, a técnica pode ser uma grande aliada também dos pequenos na Educação Infantil.

Isso porque é nessa fase que eles começam a ter contato com a leitura e a escrita, principalmente por meio de brincadeiras, contação de história, sons, músicas e artes visuais.

Para favorecer o desenvolvimento infantil, os profissionais geralmente fazem uso de palavras que estão presentes no cotidiano dos pequenos – como nome dos amigos e parentes ou de animais –, estimulando momentos de reflexão. Da mesma forma, utilizam de jogos e atividades que permitem aplicar o conceito e conteúdos aprendidos, como o ditado.

O exercício ajuda os estudantes a memorizarem e a enxergarem a diferença entre a fala e a escrita, bem como incentiva o acesso a novas palavras e expressões, oferecendo aos pequenos uma base maior em relação ao vocabulário e capacidade de escrita e de comunicação.

LEIA MAIS: Qual o papel da memória no processo de aprendizagem?

 

Por que adotar o ditado dentro da sala de aula?

Embora em um primeiro momento o ditado seja utilizado como uma estratégia de ensino, capaz de avaliar o grau de conhecimento do vocabulário e ortografia, a atividade traz vários benefícios para o desenvolvimento como um todo, entre eles:

  • Aumenta a capacidade de atenção e concentração: a criança deve permanecer atenta para que todas as palavras e as frases ditadas sejam escritas corretamente – e com coerência.
  • Melhora a ortografia: o exercício contribui para que os erros sejam cada vez menores, uma vez que é possível memorizar a grafia e identificar as palavras iguais ou similares, estimulando a autocorreção conforme os erros forem acontecendo.
  • Amplia o vocabulário: o conhecimento é enriquecido por meio dos ditados, já que as crianças têm contato direto com uma série de palavras e orações.
  • Aumenta a capacidade ativa: o ditado dita o ritmo e permite que as crianças direcionem sua atenção durante todo o tempo todo que a atividade durar.
  • Incentiva a compreensão auditiva: além da compreensão da leitura, as crianças expostas ao ditado precisam desenvolver a capacidade de audição para compreender o que estão escutando, traduzindo a fala em um pedaço de papel.

Como aplicar o ditado em sala de aula?

importancia-do-ditado

O ditado desempenha um papel central na Educação Infantil, principalmente quando falamos de crianças em fase de alfabetização. A atividade, que consiste em escutar e reproduzir um texto com exatidão, é um dos principais mecanismos utilizados em sala de aula para garantir a qualidade da escrita, estimular a capacidade auditiva das crianças e prender sua atenção.

Para as crianças menores, é interessante trabalhar o ditado de um jeito lúdico, que contemple palavras que fazem parte do seu dia a dia. Além disso, para que elas consigam associar melhor o que está sendo dito, é necessário agrupar as palavras por temas específicos – animais, frutas, brinquedos entre outros – ou sons semelhantes.

Outra boa dica para deixar a atividade ainda mais divertida na Educação Infantil é apostar em recursos audiovisuais e imagens, de modo que as crianças associem as palavras ao seu significado.

E você, professor, como usa o ditado dentro de sala de aula?

LEIA TAMBÉM: Ludicidade, educação e neurociência: como unir os três pilares?

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️