logo oficina da inteligência

Método de palavração: como funciona?

O método de palavração é conceito que tem como objetivo ensinar a palavra graficamente sem a necessidade de decompor sílabas, letras, fonemas e grafemas. Na prática, visa explorar os termos, fazendo com que a criança reconheça o som delas.

Embora em um primeiro momento a ênfase esteja na palavra e não no conteúdo em si, a metodologia direciona a atenção dos alunos para os detalhes das letras, sílabas e sons, conferindo maior autonomia no processo de aprendizagem.

Não à toa, a estratégia é grande aliada da leitura inteligente, uma vez que faz uso de contos e frases do dia a dia, oferecendo, também, subsídios para que os alunos tenham maior compreensão e consigam criar um repertório antes que comecem a construir frases e pequenos textos.

LEIA MAIS: O que é letramento?

 

Por que escolher o método de palavração?

Quando falamos em alfabetização, é importante voltar um pouco e entender que existem atualmente dois grupos metodológicos: os sintéticos e analíticos. O primeiro – que contempla o alfabético, fônico e silábico –, tem como foco analisar o sistema linguístico a partir das letras, sílabas e sonoridade, nesta ordem.

O segundo – que inclui o método de palavração, sentenciação e global –, prevê a leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos, fazendo com que a criança compreenda os significados no contexto em que está inserida.

E por que isso é importante?

No método de palavração, as palavras geralmente são apresentadas em grupos para que os alunos visualizem e compreendam as características gráficas de cada uma delas. Dessa forma, para além do aprendizado, há um trabalho de memorização inegável, que estimula também o desenvolvimento cognitivo das crianças em fase de alfabetização.

É importante notar que a alfabetização é um marco na vida das crianças e da família, que, quase sempre, anseia por este momento. O processo, no entanto, é complexo, uma vez que existem vários métodos, cada um com uma função – o que exige um amplo conhecimento por parte dos educadores. Por isso, entender como cada um deles funciona é essencial para garantir um aprendizado fluido, que respeite as limitações das crianças.

 

Como incentivar o método de palavração?

Uma boa forma de aplicar o método de palavração em sala de aula é utilizando contos e frases do dia a dia para que as crianças entendam a aplicação de determinados termos.

Durante o processo é comum, por exemplo, adotar jogos que aliam a ludicidade e o ensino, bem como atividades que utilizam a ilustração como aliada, com palavras de um lado e figuras que fazem parte do universo infantil de outro.

Uma vez que apresentadas em sua forma oficial e que o aluno já consegue reconhecer algumas palavras, elas são divididas em sílabas para que seja possível estimular a formação de outras palavras – e, em um futuro próximo, incentivar a autonomia, leitura e escrita.

Da mesma forma, são utilizados exercícios de movimento que incentivam a escrita de cada palavra e estimulam o desenvolvimento de habilidades motoras.

E você, tem alguma dica sobre como aplicar o método da palavração?

LEIA TAMBÉM: Contação de histórias: como ela ajuda na educação das crianças? 

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️