logo oficina da inteligência

Por que desenvolver a coordenação motora fina da criança desde cedo?

Você sabia que a coordenação motora fina é essencial para a interação da criança com o meio e os objetos? Geralmente essas habilidades se desenvolvem à medida em que as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. E, por isso, ela é tão importante para o desenvolvimento dos pequenos em diferentes aspectos, como social, emocional e comportamental.

Não à toa, a coordenação motora na criança deve ser estimulada desde os primeiros meses de vida, ainda que involuntariamente. E não precisa de muito: basta incentivar a criança a mexer o corpo ou pegar um brinquedo.

Na escola, o acompanhamento também é fundamental e disponibilizar para as crianças materiais de acordo com a idade e capacidade motora pode ser crucial para um processo de aprendizagem mais completo, seguro e coerente.

 

Conceito de coordenação motora fina

A coordenação motora pode ser definida como a capacidade do corpo para realizar – ou não – movimentos. Em outras palavras, é um mecanismo que está relacionado à capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, de acordo com a vontade dos músculos e articulações. Isso inclui, por exemplo, atividades básicas como pular, comer, correr, andar e saltar ou, ainda, aquelas que exigem maior habilidade, como segurar um lápis e escrever, bordar, desenhar e recortar.

Na teoria, a coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A primeira envolve habilidades mais amplas, como pular, subir e descer escadas, portanto, está relacionada a grupos grandes de músculos e diretamente ligada à capacidade para realizar atividades esportivas.

 

A coordenação motora fina, por sua vez, está ligada ao uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ou seja, consiste em movimentos mais precisos e delicados, uma vez que envolve habilidades como desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos.

De um jeito ou de outro, quando há déficit em uma dessas capacidades, é comum que as crianças enfrentem alguns desafios a mais. O que pode ser sentido, principalmente, na primeira infância, durante o processo de aprendizagem e alfabetização.

LEIA MAIS: Escrita ou leitura: o que vem primeiro?

 

Como estimular a coordenação motora fina

coordenacao-motora-fina-como-estimular

A coordenação motora fina é a primeira etapa do processo de alfabetização infantil. Afinal, é ela quem ajudará a criança a pegar em um lápis, escrever ou pintar. Por isso, embora este seja um processo fisiológico que ocorre naturalmente, algumas boas práticas são importantes para ampliar a capacidade e habilidades cognitivas das crianças.

Mais do que isso, estimular esse mecanismo causa um impacto direto também no fortalecimento dos músculos, desenvolvimento da concentração da criança e coordenação dos movimentos, entre outros.

Nesse sentido, uma das melhores formas de trabalhar a coordenação motora fina é justamente apostando em exercícios que envolvam os movimentos das mãos ou atividades lúdicas que ajudam o cérebro a coordenar os movimentos com maior precisão.

Brincadeiras como colorir desenhos e montagem de um quebra-cabeça ou de tijolinhos de construção também são eficientes e promovem estímulo a diversas funções: motora, visual, sensorial e outras que auxiliam na elaboração e coordenação de cada movimento.

Outra dica é apostar em atividades cotidianas como andar, correr, pular, dançar, desenhar e jogar bola. Pais e professores devem trabalhar juntos para identificar falhas ou limitações no desenvolvimento motor. Caso elas sejam percebidas, o ideal é procurar ajuda médica.

LEIA TAMBÉM: Atividades de alfabetização para pais e filhos

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Pedrom, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️