O letramento é um elemento de grande importância para o processo de alfabetização, especialmente quando aplicado ao contexto social.
Originário da expressão inglesa literacy, que remete ao termo em latim littera e cujo significado é “letra”, o termo pode ser definido a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais, indo além do domínio alfabético e ortográfico.
Ou seja, diferentemente do processo de alfabetização, o letramento busca formar cidadãos pensantes e transformadores da sociedade, uma vez que está relacionado à capacidade de desenvolvimento de habilidades a serem utilizadas para ler e escrever no contexto das práticas sociais.
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Aplicação do letramento no dia a dia
O letramento pode ser considerado uma prática social, extrapolando a leitura e a escrita como requisitos – estes mais limitados à alfabetização. Embora saber ler e escrever seja fundamental para o desenvolvimento do ser humano, é preciso ir além para se tornar um ser pensante, atuar efetivamente no mundo e interagir com segurança no meio social.
Afinal, nós nos comunicamos por meio da linguagem e da semiótica envolvidas na construção de textos e sentidos, não é mesmo? E o letramento visa justamente isso: a inserção do indivíduo na sociedade por meio da linguagem e da capacidade de comunicação e interpretação, com base no contexto social.
Embora em um primeiro momento a conversa pareça abstrata, o conceito já está em prática em muitas escolas, garantindo que os estudantes desenvolvam a capacidade de:
- Dominar a linguagem em todos os contextos;
- Apropriar-se das práticas sociais de leitura e escrita;
- Empregar adequadamente a leitura e a escrita nas práticas sociais;
- Assumir a linguagem como ferramenta de interação com o meio;
- Perceber a realidade por meio da leitura do mundo;
- Produzir significados e sentidos por meio da leitura;
- Elaborar discursos, interpretar e compreender textos; e, por que não,
- Atuar sobre o meio e produzir significados, transformando a sociedade por meio da leitura e escrita.
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Papel do professor no letramento
Tal qual ocorre na alfabetização, o professor desempenha um papel fundamental no processo de letramento. Cabe a ele, por exemplo, promover experiências que incentivem a interpretação e construção de significados nos mais diversos contextos: livros, textos, paisagens, situações, notícias, músicas e outros.
A ideia é justamente identificar e criar situações novas que incentivem o domínio e uso das múltiplas formas de linguagem disponíveis para a comunicação humana. É importante notar, no entanto, que o letramento é um processo complexo e envolve aspectos pessoais, sociais, culturais, históricos, econômicos, tecnológicos, entre outros.
Nesse sentido, há, atualmente, alguns tipos de letramento, como:
- Letramento científico, que se refere ao uso dos conhecimentos científicos para identificar e interpretar as práticas científicas e, então, utilizá-las no cotidiano;
- Letramento matemático, que consiste na capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo e utilizá-la como ferramenta para atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo;
- Letramento linguístico, que consiste na habilidade de dominar a linguagem em todas as suas dimensões e utilizar os conhecimentos linguísticos nas relações sociais, na comunicação e nas ações praticadas socialmente;
- Letramento literário, que estimula a criatividade e a produção de significados e sentidos por meio de obras literárias, garantindo uma maior interação, interpretação e compreensão do todo;
- Letramento acadêmico, que envolve os conhecimentos adquiridos no processo de ensino e aprendizagem, entre outros.
O processo de letramento, como podemos observar, é complexo e requer conhecimento teórico e prático sobre a linguagem. Por isso, é importante que professores e escolas, de um modo geral, estejam preparados para trabalhar em diferentes frentes e percepções, seja por meio de projetos de leitura, produção de textos, discussões ou qualquer outra ferramenta que alie conhecimento, interpretação e cultural.
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