logo oficina da inteligência

Quais são os pré-requisitos para alfabetização de uma criança?

pre-requisitos-para-alfabetizacao-Oficina-da-Inteligência

Você sabia que existe uma série de pré-requisitos para alfabetização de uma criança? Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não basta entrar na escola e começar o processo de aprendizagem. Há uma etapa anterior a isso e, embora a expectativa seja alta, é preciso ter paciência.

Antes de estimular o hábito da leitura ou desenvolver a escrita, os pequenos precisam aprender e maturar algumas habilidades sociais e cognitivas para que tenham sucesso na sua formação. Uma vez que aprendem a ler e a escrever, um verdadeiro mundo de possibilidades se abre – e estar preparado para isso é fundamental.

Mas, como fazer isso? 

Existe uma série de atividades de pré-escrita e pré-leitura que estimulam as crianças e ajudam a desenvolver uma memória visual, além da capacidade de atenção, de identificação de objetos e, claro, de decodificação das letras, palavras e formas.

LEIA MAIS: Escrita ou leitura: o que vem primeiro?

 

Pré-requisitos para alfabetização: entenda

Antes de continuarmos este artigo, é importante lembrar que todas as crianças se desenvolvem em seu próprio ritmo. Se, por um lado, há aqueles que têm facilidade em reconhecer os sinais, outros podem apresentar um certo grau de dificuldade – e/ou de concentração.

Nesse cenário, trabalhar com atividades que estimulam o cérebro e contribuem para o desenvolvimento da capacidade de atenção e dos conceitos de tempo e espaço torna-se essencial. A criança que será alfabetizada, por exemplo, precisa ter domínio da linguagem oral e reconhecer a linguagem escrita.

Além disso, é importante considerar a maturidade neurológica e socioemocional, que não dependem somente do indivíduo e podem estar ligadas a fatores externos, como família e escola.

A olho nu, estes detalhes podem parecer simples. Mas, no fim do dia, eles farão toda a diferença. Por isso, é importante cumprir alguns outros pré-requisitos para alfabetização. 

alfabetizacao-pre-requisitos-Oficina-da-Inteligência

Confira abaixo alguns exemplos.

 

Habilidades linguísticas

Antes de começar a alfabetização, a criança precisa ser capaz de descrever coisas e compartilhar situações. Isso significa que ela deve saber contar histórias, questionar e compartilhar suas ideias.

 

Vocabulário

O conhecimento amplo do vocabulário é inerente à alfabetização. Uma criança que tem contato com experiências e situações do dia a dia, além de livros, cantigas e histórias, pode reconhecer os nomes dos objetos, dar nome a sentimentos ou ideias, aumentando seu repertório. 

Ter um bom vocabulário torna-se, portanto, fundamental para que a criança consiga dar vazão aos sentimentos e significado aos símbolos e letras.

 

Consciência fonêmica

Outro fator importante está relacionado à consciência fonêmica, que, nada mais é do que entender que as palavras são compostas de sons menores. Ou seja, elas precisam saber que existem palavras que começam com a mesma letra ou têm o mesmo som e, mais ainda, conseguir brincar com esses sons de formas individuais e dividir uma palavra em sílabas, por exemplo.

 

Habilidades motoras

Escrever exige coordenação motora fina e uma certa capacidade de controlar canetas e lápis. Por isso, este é um dos principais pré-requisitos para alfabetização de uma criança: não dá para ensinar a ler ou a escrever sem que a habilidade motora tenha sido completamente desenvolvida.

 

Incentivo à leitura

Aprender a ler e escrever são habilidades inter-relacionadas e que se desenvolvem com o tempo. É importante que, antes de iniciar o processo de alfabetização, os pais incentivem a leitura por meio de livros infantis com bastante figuras e cores, sempre que possível. Isso ajudará a estimular o cérebro e a capacidade de concentração dos pequenos. 

LEIA MAIS: Atividades de alfabetização para pais e filhos

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a iniciativa visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino, oferecendo treinamentos aos professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️