logo oficina da inteligência

Memória auditiva e seu papel no processo de aprendizagem

A memória auditiva desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem, tanto quanto a memória visual ou a compreensão textual. Relacionada à capacidade de aprender por meio do som, essa habilidade atua diretamente no desenvolvimento do aprendizado, da linguagem e de habilidades cognitivas.

Também conhecida como memória ecoica, ela é responsável pelas informações que recebemos em nosso dia a dia por meio de conversas, músicas, áudios, palestras e assim por diante – dentro e fora da sala de aula.

Com uma área extensa de armazenamento, embora seja uma memória curta, este tipo de habilidade estimula competências como atenção, escuta ativa e memória e é resistente às lesões cerebrais.

Na prática, o processo de criação da memória auditiva está dividido em quatro etapas:

  • Audição: as informações faladas são ouvidas;
  • Processamento das informações: o cérebro absorve e interpreta tudo o que foi dito;
  • Armazenamento das informações: a mensagem é armazenada na memória de curto prazo;
  • Lembrança: uma vez armazenada, as informações podem ser acessadas.

É importante notar que a memória auditiva funciona por meio de estímulos, que são enviados para o processador auditivo central, criando uma imagem que ajuda a fixar as informações no cérebro. Por isso, é essencial trabalhar este tipo de habilidade ainda na alfabetização infantil, pois é um preditor de sucesso para a aquisição da leitura e escrita.

LEIA MAIS: Ditado na Educação Infantil: quais os benefícios?

 

Importância da memória auditiva

Desde muito cedo as crianças absorvem os sons ao seu redor, internalizando o ritmo e padrões. Afinal, estamos condicionados a reproduzir tudo aquilo que ouvimos.

Na fase de alfabetização não seria diferente: a capacidade de aprender novas palavras e conceitos está diretamente ligada à memória auditiva. É esta habilidade que permite processar e armazenar informações necessárias, que serão usadas mais tarde.

O contrário também é verdadeiro. Ou seja, crianças que apresentam déficit de memória auditiva podem ter dificuldades para aprender a ler e a escrever – ou, ainda, fazer somas e contas mais complexas –, já que elas não conseguem armazenar e reproduzir sons e palavras adequadamente.

Além disso, o déficit de memória auditiva está frequentemente relacionado com a dificuldade de leitura, dislexia, TDAH e outros transtornos relacionados à dificuldade de concentração.

Daí a importância de acompanhar e consultar especialistas ao menor sinal de alerta.

Como estimular a memória auditiva

A memória auditiva não é estática e deve ser cultivada e aprimorada ao longo do tempo. Ou seja, é importante que pais e professores adotem estratégias para estimular a habilidade e garantir o desenvolvimento integral das crianças.

LEIA TAMBÉM: Importância da música na educação infantil

Uma boa forma de fazer isso é por meio de atividades e brincadeiras que utilizem sons variados, como rodas de conversa, trabalhos em grupo, teatros de fantoche e musicalização. Além de tornar o dia a dia mais leve e dinâmico, uma vez que envolvem os alunos e estimulam a escuta ativa, essas atividades facilitam a retenção e a compreensão de informações.

Para crianças mais velhas, atividades relacionadas à repetição oral, ouvir histórias ou até mesmo gravações, audiobooks e podcasts também podem ser aliadas nesse processo e ajudar a desenvolver e fortalecer a memória auditiva.

CONTINUE LENDO: Contação de histórias: como ela ajuda na educação das crianças?

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo coach Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️