A contação de histórias tem sido cada vez mais aproveitada como recurso de aprendizado na educação das crianças. Por meio de uma narrativa envolvente, que prende a atenção dos pequenos e faz com que eles ativem sua imaginação, a iniciativa se mostra eficiente no desenvolvimento emocional, cultural e cognitivo.
De fábulas e contos de fadas a histórias clássicas e lendas, esta prática pedagógica estimula a oralidade e a escrita, com foco no uso adequado da língua e do vocabulário, passando pela coerência nos textos e capacidade de síntese.
Para além disso, a contação de histórias também trabalha as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções. Isso sem falar na relação direta com a criatividade, curiosidade, imaginação e comunicação.
Como aproveitar a contação de histórias no desenvolvimento das crianças?
É inegável o poder da contação de histórias na educação infantil. Capaz de prender a atenção dos estudantes, a prática traz uma série de benefícios e permite que as crianças aprendam, de um jeito lúdico sobre diferentes realidades e culturas – um estímulo extra para o desenvolvimento da inteligência emocional e social.
Há, atualmente, inúmeras formas de realizar contação de histórias, seja em casa ou na sala de aula. Mas, inicialmente, o responsável pela atividade deve entender o seu papel: é ele quem vai atrair a atenção das crianças, apresentando o conteúdo de uma forma bem diferente.
Ou seja, ele deve saber usar elementos-chave, como a voz e o corpo, para dar mais vida às histórias. Somente dessa forma o ouvinte se identificará e será capaz de se imaginar dentro daquele conto.
É importante notar, ainda, que a contação de histórias abre brechas para o improviso, especialmente quando há interação entre o contador e o ouvinte. Afinal, a prática é diferente da leitura comum e, por isso, deve ser envolvente e prazerosa.
Além disso, a história deve ser lida várias vezes para não ser esquecida, ainda que o contador opte por criar sua própria versão da história.
Outras dicas para tornar esse momento ainda mais especial e estimular a imaginação dos pequenos são:
- Crie vozes e exagere na emoção para que as personagens ganhem vida;
- Varie o volume, tom e ritmo da voz;
- Aposte em expressões faciais, gestos e movimentos corporais;
- Caminhe enquanto conta a história, o dinamismo estimula a criatividade;
- Silêncio e pausas são boas ferramentas para dar mais vida ao momento e criar um efeito mais dramático.
Para que a prática tenha efeitos positivos, é importante, ainda, fazer uma boa curadoria de histórias, considerando objetivo, faixa etária da criança, dentre outros elementos importantes.
Também é interessante criar dinâmicas e atividades manuais e sensoriais durante a contação de histórias. Isso pode ajudar a fixar o conteúdo dos livros. Ainda nesse sentido, fantoches, teatrinhos, desenhos, instrumentos musicais e outros materiais também podem ser elementos-chave para o sucesso da atividade, uma vez que tendem a aproximar a criança e estimular ainda mais sua imaginação.
Por que investir na prática de contação de histórias?
Caso você tenha chegado até aqui, já deve ter percebido que a atividade transforma o aprendizado em algo divertido, animado e prazeroso. É certo dizer, portanto, que a contação de histórias assume um lugar de suma importância para a educação infantil.
Afinal, quando a criança ouve histórias, ela é imersa em um mundo novo: são realidades, tempos, lugares e comportamentos diferentes daquilo que ela está acostumada. Indiretamente, isso favorece o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional dos pequenos.
A ação, que pode parecer simples em um primeiro momento, promete trazer outros inúmeros benefícios, como o estímulo à comunicação e expressão, além do repertório cultural, incentivo à leitura e ampliação do vocabulário.
LEIA MAIS: Atividades de alfabetização para pais e filhos
Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!
Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.
Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!