logo oficina da inteligência

Inteligências múltiplas: como elas influenciam o aprendizado da criança?

inteligencias-multiplas

Foi nos anos 1980 que o termo inteligências múltiplas surgiu pela primeira vez. Na ocasião, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o psicólogo Howard Gardner concluiu que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por nove peças – todas elas têm o mesmo valor e importância.

Da mesma forma, cada pessoa possui habilidades e aptidões únicas, apresentando domínio em áreas diferentes do conhecimento, em maior ou menor escala, dentre elas:

  • Linguística;
  • Lógico-Matemática;
  • Espacial;
  • Pictória;
  • Musical;
  • Corporal-Sinestésica;
  • Naturalista;
  • Interpessoal;
  • Intrapessoal.

 

Inegavelmente, de lá para cá o mundo mudou, evoluiu e se transformou. Mas a teoria segue fazendo sentido, especialmente se considerarmos que a palavra inteligência é uma junção de duas palavras latinas: inter (entre); e legere (eleger ou escolher). Ou seja, o conceito pode ser definido como a capacidade de fazer a escolha melhor entre duas ou mais situações.

 

Conheça os tipos de inteligências de Gardner

As inteligências múltiplas de Gardner são divididas em nove. Para ele, aliás, todos nós nascemos com inteligências múltiplas, que podem ser desenvolvidas em maior ou menor escala, a depender das experiências que vivenciamos.

Entenda mais abaixo sobre cada uma delas.

Inteligência Lógico-Matemática

Pessoas com inteligência lógico-matemática elevada tem facilidade para resolver cálculos e tendem a se destacar nas áreas de exatas e programação, como o próprio nome sugere. Esse tipo de inteligência, aliás, foi utilizado por muito tempo como referência para testes de QI, uma vez que está diretamente relacionado à habilidade que o ser humano tem de lidar com raciocínios dedutivos e conceitos matemáticos.

Inteligência Linguística

A capacidade de se comunicar, aprender novas línguas e utilizar a linguagem de forma excepcional, seja na forma escrita ou oral, é reflexo da inteligência linguística que geralmente é dominada por escritores, jornalistas, linguistas, além de pessoas que têm facilidade para falar idiomas diferentes.

Inteligência Espacial

Presente em maior grau nas pessoas que desempenham atividades relacionadas a arquitetura, design, artes visuais, moda, entre outros, a inteligência espacial está relacionada à habilidade de interpretar e criar imagens por meio de cor, texturas ou formas.

Inteligência Físico-Cinestésica

A inteligência físico-cinestésica está relacionada à compreensão do corpo e da capacidade de levá-lo ao limite. Não à toa, é comum que atletas, dançarinos e atores vivenciem esse conceito na prática.

Inteligência Interpessoal

Encontrada em pessoas que têm uma boa capacidade de lidar com o público e se relacionar com a sociedade de um modo geral, a inteligência interpessoal reflete a habilidade de se comunicar, persuadir e compreender o outro.

Inteligência Intrapessoal

Ao contrário da anterior, a inteligência intrapessoal está mais ligada à capacidade de entender as próprias emoções, sentimentos e desejos, do que ao cuidado com o outro.

LEIA MAIS: A importância da inteligência emocional na educação infantil

Inteligência Musical

Presente na vida de músicos, compositores, dançarinos, produtores musicais, entre outros, a Inteligência musical é a habilidade de reconhecer sons, melodias, acompanhar ritmos e tocar instrumentos está ligada ao que conhecemos como inteligência musical.

Inteligência Naturalista

Como o próprio nome sugere, a inteligência naturalista está ligada ao conhecimento da natureza e da aptidão para lidar com ela. Isso inclui, por exemplo, a capacidade de cuidado com animais, cultivo de plantas ou conhecimento geológico.

Inteligência Existencial

Para Gardner, a inteligência existencial está relacionada à capacidade de refletir sobre aspectos da existência humana, sendo muito encontrada em filósofos e pensadores, que trabalham diretamente no estudo do comportamento humano.

 

Como a teoria das inteligências múltiplas atua no processo de aprendizagem?

Sempre que falamos em inteligência, é comum que a primeira referência sejam as avaliações de aprendizagem ou os testes de QI. Embora os cálculos baseados no desempenho sejam eficientes para quantificar o quanto uma pessoa é inteligente, nem sempre é possível analisar a fundo e entender como funciona a inteligência humana.

E é aí que entra a teoria das múltiplas inteligências. Muito mais amplo e complexo, o conceito estabelece que cada pessoa tem sua individualidade – e isso inclui limitações, personalidade e história de vida –, o que pode impactar diretamente na capacidade de aprendizado das crianças.

LEIA TAMBÉM: Como fazer planejamento de aulas com base na neurociência?

Segundo Gardner, todos nascemos com múltiplas inteligências, mas é preciso desenvolvê-las e estimulá-las à medida em que crescemos para que elas sejam, de fato, utilizadas ao longo da vida.

Compreender as capacidades e limitações de cada um é o primeiro passo para construir uma educação mais humanizada e respeitosa. Mas, também é o caminho para garantir o pleno desenvolvimento infantil, com base nas forças e habilidades de cada um. Ou seja, um processo de aprendizagem muito mais eficiente e cheio de estímulos.

Nesse cenário, é importante reforçar, ainda, que apesar de o melhor caminho para estimular o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências seja o respeito à individualidade, é importante permitir que as crianças expressem livremente seus desejos e aptidões.

Isso inclui, por exemplo, atividades interdisciplinares e metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro do processo de ensino.

CONTINUE LENDO: 5 dicas para aplicar a neurociência na sala de aula

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Pedrom, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️