logo oficina da inteligência

Dicas para criar uma sala de estudos para seu filho

sala-de-estudos

Ter uma sala de estudos adequada em casa pode fazer toda a diferença na vida das crianças. Afinal, para garantir o pleno desenvolvimento, é fundamental dar continuidade ao processo de aprendizado, iniciado na escola, em casa – seja por meio de tarefas ou aulas on-line.

E nada melhor do que um ambiente limpo, organizado e dedicado para deixar a imaginação fluir e elevar o nível de concentração, não é mesmo? Mas, nem sempre é uma tarefa simples manter um espaço livre de distrações, como videogames, televisões, computadores ou tablets.

A boa notícia é que, com um pouco de ajuste e esforço, é possível criar uma sala de estudos adequada para as tarefas escolares. E nem precisamos de muita coisa! Continue a leitura deste artigo e confira algumas dicas para criar o ambiente ideal para o desenvolvimento das crianças.

LEIA MAIS: O processo de alfabetização é igual para todas as crianças?

 

Como montar uma sala de estudos adequada

A escolha do local onde as tarefas de casa serão feitas é essencial. Por menor que seja o espaço disponível, é importante criar essa atmosfera de aprendizado e manter um ambiente dedicado para que as crianças e adolescentes possam adotar uma rotina e manter a concentração. Em alguns casos, esse detalhe – pequeno para os adultos – pode até mesmo motivar ainda mais e potencializar a aprendizagem.

Não existe, na verdade, um passo a passo a ser seguido, mas separamos algumas dicas que certamente vão auxiliar você na criação de uma sala de estudos adequada ao momento do seu filho.

Defina um local estratégico

Verdade seja dita: nem sempre temos o espaço ideal disponível. Isso não inviabiliza, no entanto, a criação de um ambiente dedicado, limpo e longe de distrações. É possível criar uma sala de estudos dentro do quarto do seu filho, no canto da sala ou em um escritório: o importante é ter um espaço dedicado para que ele possa se concentrar.

Uma boa dica é evitar locais com grande circulação de pessoas e preparar o ambiente para receber os materiais de estudo.

Elimine as distrações

Brinquedos, televisão, videogame, tablets e outros estímulos podem atrapalhar a concentração do seu filho. Por isso, o ideal é eliminar as distrações sempre que possível, a fim de evitar que o rendimento do seu filho caia.

Caso isso não seja possível, basta desligar os aparelhos eletrônicos e deixá-los em um ambiente diferente enquanto seu filho estuda, mantendo apenas os materiais da escola por perto.

sala-de-estudos-como-montar

Crie uma rotina

Estabelecer horários de estudo – e cumpri-los – é essencial para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e viável. O ideal é escolher horários-chave, sempre considerando pausas durante o dia para que a criança possa descansar um pouco e depois retomar os estudos.

Também é importante que os pais adaptem sua agenda para ajudar seus filhos nos estudos e, assim, participar da rotina e manter o interesse nos livros.

Aposte em uma sala de estudos ergonômica

O seu filho vai passar boa parte da semana na sala de estudos. Por isso, é preciso levar em conta a ergonomia do local, uma vez que pode ser difícil manter a concentração e render bem quando o mobiliário é desconfortável.

A dica é apostar em móveis multifuncionais, que permitam aproveitar o espaço da melhor forma possível, integrando os ambientes de um jeito inteligente, sempre que possível. Também é essencial ter uma mesa e cadeira confortáveis, na altura ideal para a idade da criança.

Invista em iluminação natural

Da lista de coisas que deveriam existir em todas as salas de estudo, a iluminação natural é uma das mais importantes. Por isso, aqui vai uma dica: tente, sempre que possível, posicionar a mesa de estudo próximo à janela. Isso certamente permitirá um maior conforto visual para a criança.

Caso a realidade seja outra, não há problemas: basta investir em uma boa luminária de mesa que ajude a deixar o ambiente iluminado.

Priorize a organização

Tão importante quanto ter uma sala de estudos é manter o ambiente organizado. Itens soltos, sujos e em desordem podem influenciar negativamente, dificultando a concentração e a motivação do seu filho durante os estudos.

Aposte em prateleiras, gavetas e nichos que permitam distribuir os livros e materiais de estudo de uma forma prática e visualmente agradável. É fundamental, ainda, incentivar o seu filho a guardar com cuidado todos os itens ao final do dia. Mais responsabilidade e autonomia na hora dos estudos.

Agora queremos saber: como você faz para organizar a rotina do seu filho?

LEIA TAMBÉM: Como alfabetizar meu filho em casa?

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️