As atividades extracurriculares desempenham um papel vital no desenvolvimento infantil. Realizadas fora da sala de aula – e, muitas vezes, do ambiente escolar –, essas atividades criam oportunidades e oferecem às crianças um ambiente propício para o crescimento pessoal e o fortalecimento das habilidades cognitivas e sociais.
É nesse cenário que muitas crianças descobrem também novas paixões, interesses e hobbies. Aulas de dança, teatro, judô, circo e robótica são comumente oferecidas pelas escolas e têm peso importante na formação, já que ajudam a despertar a criatividade, melhorando também o desempenho em sala de aula.
Embora sejam experiências enriquecedoras, é importante encontrar o equilíbrio para não sobrecarregar os pequenos.
Por que investir em atividades extracurriculares?
As atividades extracurriculares complementam e ampliam o aprendizado formal, oferecendo experiências práticas e oportunidades únicas para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, cognitivas, de linguagem e motora.
A prática esportiva – que compreende natação, judô, capoeira, dança e outros –, por exemplo, promove a disciplina, o trabalho em equipe e a resiliência; enquanto as atividades artísticas, que podem incluir aulas de artes, circo ou teatro, estimulam a criatividade e a expressão pessoal.
Ao se envolverem em atividades extracurriculares, as crianças também passam a interagir com um mundo novo, fora do ambiente controlado da sala de aula. Isso permite o desenvolvimento de habilidades de comunicação e amplia a sensação de pertencimento e capacidade de interação social dos pequenos – aliviando o estresse e superando a timidez.
Ao mesmo tempo, permite a descoberta de novos interesses e talentos, que podem ser – e geralmente são – aprimorados com o passar do tempo.
É importante notar, no entanto, que participar de atividades extracurriculares requer comprometimento, responsabilidade e disciplina. E, muitas vezes, na ânsia de preencher o tempo livre das crianças, educadores e pais sobrecarregam a agenda, fazendo com que o estresse supere a diversão e o aprendizado.
LEIA MAIS: Importância da música na educação infantil
Como encontrar o equilíbrio?
As atividades extracurriculares são, inegavelmente, valiosas e essenciais para o desenvolvimento infantil. Por outro lado, pais e educadores devem priorizar o bem-estar das crianças nesta fase.
Atualmente, existe uma infinidade de atividades para as crianças. Das aulas de dança, teatro, circo e ballet ao judô, capoeira e natação, passando, ainda, pela robótica e inglês, tudo parece ser interessante e importante. E são, de fato. Mas é quase humanamente impossível conciliar e fazer tudo ao mesmo tempo, tanto para nós quanto para eles.
Preencher a agenda com tantas atividades pode ser uma alternativa para evitar o tempo ocioso, mas também pode levar à exaustão, estresse e impactar negativamente o desempenho acadêmico.
Por isso, é importante manter os pés no chão e priorizar as atividades que são mais significativas para a criança, considerando seus interesses, habilidades e necessidades individuais – além, obviamente, da disponibilidade de recursos, cronograma familiar e metas de longo prazo.
Mais do que reduzir o número de atividades para garantir que haja tempo suficiente para descanso, recreação e diversão, é importante conversar. A comunicação aberta e colaborativa entre pais, criança e educadores pode garantir que as decisões sejam tomadas de maneira consciente e equilibrada, e que as atividades escolhidas promovam, de fato, um desenvolvimento saudável.
Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!
Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.
Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!