logo oficina da inteligência

5 atividades para fazer com as crianças nas férias escolares

As férias escolares estão chegando! Um descanso merecido para quem passou o ano todo dentro da sala de aula, aprendendo, se desenvolvendo e brincando. Mas nem só de folga são feitos os dias fora da escola.

O período também pode ser divertido e educativo! Brincadeiras ao ar livre, visitas a parques e museus, rodas de conversa e muito mais são alguns bons exemplos de atividades lúdicas que aliam aprendizado e curtição. O importante, no fim do dia, é curtir junto com a família e os amigos.

 

Dicas de atividades para as férias escolares

Depois de um ano inteiro com uma rotina puxada, as férias escolares vêm para dar um novo gás para as crianças. É um período de descanso e descobertas, afinal, os pequenos seguem cheios de energia para gastar.

E nada melhor do que apostar em alternativas que estimulem a criatividade e o brincar. Visitas a museus ou um passeio no cinema, quando acontecem várias estreias de filmes infantis, são sempre bem-vindas, assim como idas a parques, livrarias e bibliotecas.

Mas, se for para gastar energia, o ideal é reunir os amigos e a família para realizar atividades diferentes. Selecionamos abaixo cinco brincadeiras que certamente tornarão as próximas férias escolares as melhores do mundo!

Massinha e pintura

Trabalhos com pintura, argila ou massinha estimulam a imaginação e desenvolvem a criatividade das crianças. A sujeira faz parte do processo e até nisso é possível ver graça, já que as férias escolares são um momento no qual tudo é feito com mais calma e menos pressa.

No final da brincadeira, é possível criar, ainda, uma mostra cultural, apresentando os trabalhos feitos pelas crianças.

Peça teatral

Crianças gostam de criar e nada mais gostoso para estimular o imaginário ao reunir um grupo de amigos e incentivar uma peça teatral. Os pequenos podem ser os próprios atores, com roupas estilizadas por eles. Também é possível investir em fantoches produzidos por eles próprios.

Cozinhar em família

 

Aproveitar as férias escolares para estreitar o relacionamento com os filhos também é importante. Uma boa dica é cozinhar em família, com receitas simples, divertidas e que permitam que os pequenos coloquem a mão na massa. Opções não faltam: bolo, cupcake, tortas, sanduíches e cookies estão entre os favoritos!

LEIA MAIS: Contação de histórias: como ela ajuda na educação das crianças?

Mímica

Muitas pessoas viajam nas férias escolares e um bom jogo de mímica nunca falha nos momentos de descanso. A brincadeira é simples: uma pessoa deve fazer mímica, com gestos, sem dizer nenhuma palavra para que os demais adivinhem o que ela está representando.

Além de divertida, a atividade estimula a criatividade e a imaginação.

Passa a bola

Outra dica para quem vai viajar é o jogo do passa a bola, que promete ser superdivertido. Dentro da piscina, a bola deve ser passada de uma pessoa para a outra, por cima da cabeça ou por debaixo das pernas, sendo que o último da fila deve nadar até o início. A ideia é recomeçar a brincadeira até que todos voltem para a posição que estavam no começo do jogo.

LEIA TAMBÉM: Atividades de alfabetização para pais e filhos

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo coach Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️