logo oficina da inteligência

Qual a relação entre sono e aprendizagem?

sono-e-aprendizagem

Você já parou para pensar como sono e aprendizagem estão relacionados? Pode parecer besteira, mas dormir bem faz toda a diferença no desenvolvimento da criança.

Estudos revelam que o ser humano precisa de, pelo menos, oito horas de sono por dia. É durante o processo que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, que incluem a recuperação dos tecidos, síntese de proteínas, reposição de energia e do metabolismo, entre outros. Com as crianças não é diferente.

Uma pesquisa recente realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) revelou, por exemplo, que os pequenos que dormem menos de seis horas por noite têm mais chances de desenvolver problemas cognitivos e comportamentais, além de doenças cardíacas e inflamatórias e obesidade.

A relação entre sono e aprendizagem também foi explorada no estudo, que revelou, ainda, que a qualidade do sono contribui para a redução do desempenho acadêmico. Mas, por que isso acontece?

LEIA MAIS: Dificuldade de aprendizagem: quais os sinais?

 

Entenda a relação do sono e aprendizagem

Durante o sono há uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção de hormônios e outras substâncias necessárias para o bom desempenho das atividades diárias. É como se durante a noite o organismo se preparasse para o dia seguinte.

Na infância, especificamente, uma noite bem dormida está relacionada ao desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Isso porque é neste período em que o corpo e o cérebro mais trabalham: a hipófise libera o hormônio do crescimento, que é essencial para o desenvolvimento físico das crianças, ao mesmo tempo em que acontece a síntese de proteínas.

Enquanto isso, o cérebro reorganiza e armazena as informações adquiridas durante o dia, reforçando a tese de que sono e aprendizagem caminham lado a lado. Mas, para que tudo isso funcione na prática, é importante que as crianças durmam o tempo necessário – ou mínimo –, conforme abaixo:

  • Entre 1 e 2 anos: 11 a 14 horas por dia;
  • Dos 3 aos 5 anos: 10 a 13 horas por dia;
  • Dos 6 aos 12 anos: 9 a 12 horas por dia;
  • Entre 13 e 18 anos: 8 a 10 horas por dia.

 

É importante lembrar que o descanso adequado impacta diretamente na capacidade de atenção, concentração, resolução de problemas e desempenho cognitivo dos pequenos, bem como no equilíbrio emocional.

E isso vale para crianças que estudam de manhã ou à tarde. Uma vez que a escolha do horário de estudo é – ou deveria ser – definida com base na rotina familiar e nas características da criança, os horários devem ser adaptados de modo que prevaleça o respeito às necessidades fisiológicas.

LEIA TAMBÉM: Meditação na Educação Infantil: quais os benefícios?

 

Como melhorar a relação entre sono e aprendizagem?

A volta às aulas é um momento aguardado com emoção: de um lado, estão as crianças que desejam reencontrar os amigos; do outro, os pais, que anseiam pelo início de um novo ciclo.

Porém, a volta à rotina pode ser desafiadora. Afinal, é comum que, durante as férias, as crianças passem a dormir tarde e acordar mais tarde ainda.

Acontece que, na fase escolar, uma noite mal dormida é o início de uma série de problemas e de uma saga que parece nunca ter fim. Nesse cenário, é essencial ter em mente que o sono e a aprendizagem estão diretamente relacionados para disciplinar as crianças – e evitar sintomas clássicos como irritabilidade, dificuldade de memorização e de atenção.

Uma boa dica é realizar a higiene do sono. O termo não é novo e consiste em um conjunto de regras e práticas que ajudam a transformar o horário de dormir em um momento agradável e prazeroso – para crianças e adultos.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar neste processo:

  • Procure dormir e acordar no mesmo horário.
  • Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite.
  • Evite comer logo antes de se deitar.
  • Desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir.
  • Estimule a prática de exercícios físicos durante o dia.
  • Garanta que o quarto está na temperatura adequada e bem confortável e aconchegante.

 

Uma noite bem dormida é o caminho para quem está na fase escolar. Sono e aprendizagem caminham lado a lado e é importante encontrar o equilíbrio para garantir o pleno desenvolvimento das crianças.

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️