logo oficina da inteligência

Dicas para criar uma rotina escolar em casa

rotina-escolar

Manter a rotina escolar é essencial para garantir um processo de aprendizagem mais completo e eficiente. As etapas pré-definidas e um planejamento coeso fazem toda a diferença no dia a dia dos alunos, que, obviamente, sentem-se mais seguros e tornam-se capazes de reconhecer suas responsabilidades.

Da hora da refeição aos momentos de estudo e de lazer, tudo deve ser organizado para que, com o tempo, os estudantes consigam organizar por si mesmos as tarefas ao longo do tempo que têm disponível. E isso começa ainda na Educação Infantil. É como diz o velho ditado: “a repetição gera o hábito”.

Nesse cenário, um outro elemento desempenha um papel central: a família. Embora a escola ofereça uma base importante de conhecimento aos alunos, o apoio dos pais e responsáveis é fundamental para que o aluno se sinta acolhido e capaz.

Isso inclui, também, a criação de uma rotina escolar que transcenda o espaço acadêmico. Mas, afinal, como se organizar para manter o processo de aprendizagem dentro de casa?

LEIA MAIS: Como alfabetizar meu filho em casa?

 

Rotina escolar: onde começar?

Os professores têm o papel de orientar a aprendizagem de crianças e adolescentes, participando do planejamento e contribuindo para aprimorar a qualidade do ensino. Mas não dá para esquecer que a vida transcende o ambiente escolar e que a família desempenha um papel importante para que o desenvolvimento seja mais completo e eficiente.

Criar e manter uma rotina escolar dentro de casa pode ser desafiador, mas o caminho certamente vale a pena.

Um planejamento eficiente permite, por exemplo, que os alunos desenvolvam mais responsabilidade e trabalhem a capacidade de gestão de tempo. As vantagens, no entanto, vão além: quando bem estabelecida, a rotina de estudos aumenta a qualidade do aprendizado, estabelece a disciplina e estimula a concentração e a criatividade.

LEIA TAMBÉM: Atividades de alfabetização para pais e filhos

Quer saber mais? Confira algumas dicas para organizar os estudos.

 

Estabeleça horários para o estudo

Não importa a idade do aluno: as tarefas de casa devem ser feitas sempre no mesmo horário para que o corpo e a mente entendam que aquele momento é de concentração e aprendizado.

O mesmo comportamento vale para os horários de lazer. Além de evitar que as crianças e adolescentes sofram com confusão mental e física, a criação de uma rotina e definição de horários faz com que os estudantes desenvolvam a consciência de que existe um momento específico para brincar ou jogar, e outro para estudar.

Defina um local para estudo

A rotina escolar caminha lado a lado com a organização. Por isso, o ideal é sempre separar e organizar um lugar na casa apenas para o estudo – seja um cômodo ou um canto mais reservado da casa.

Bancadas limpas e o mínimo de barulho possível fazem toda a diferença.

Trabalhe atividades lúdicas e incentive a leitura

Por melhor que seja, a rotina escolar, assim como qualquer outra, pode ficar pesada ou desgastante com o passar do tempo. Por isso, o ideal é incluir algumas atividades lúdicas, como jogos e exercícios divertidos.

Igualmente importante é o incentivo à leitura. A prática traz inúmeros benefícios aos leitores – dos mais jovens aos mais velhos – e tende a ser ainda mais positiva quando estimulada desde a infância. É por meio do contato com os livros que os alunos desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão e sua criatividade.

CONTINUE LENDO: Contação de histórias: como ela ajuda na educação das crianças?

Aposte na tecnologia

Atualmente, é impossível falar em desempenho escolar sem citar, pelo menos, uma solução digital. A tecnologia, ao contrário do que se imagina, tende a ser uma grande aliada da rotina de estudos, uma vez que oferece maior dinamismo e leveza aos processos.

Além disso, o amplo acesso à informação e soluções inteligentes – de vídeos a infográficos, passando por podcasts e plataformas de ensino online – estimula a criatividade e a expressão, bem como aumenta a capacidade de interação entre os estudantes, dentro e fora da sala de aula.

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo coach Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️