logo oficina da inteligência

Dicas de como criar um ambiente escolar saudável

ambiente-escolar-saudavel

Um ambiente escolar saudável é indispensável para o processo de aprendizagem. Da porta de entrada à sala de aula, passando pelo pátio e pelos corredores, tudo deve ser pensado para estimular o desenvolvimento, as trocas de conhecimento e garantir que as pessoas se sintam à vontade para participar e interagir.

Ou seja, por um lado, o espaço deve ser seguro, limpo e bem-organizado, com hierarquia definida; por outro, ele deve ser capaz de promover o respeito, o diálogo e um sentimento de pertencimento e inclusão. Afinal, o ambiente escolar é formado por todos: professores, alunos e funcionários.

Essa mudança de mindset, a liberdade de interação e o incentivo concreto às competências como colaboração e empatia contribuem para o desenvolvimento e crescimento socioemocional e melhores resultados.

No entanto, o ambiente escolar saudável não nasce do dia para a noite. Ele precisa ser construído no dia a dia.

LEIA MAIS: Como a relação entre professor e diretor impacta o ensino dos alunos?

O que é um ambiente escolar saudável?

Conceitualmente, um ambiente escolar saudável é aquele que oferece condições para a promoção do bem-estar físico, emocional e social dos estudantes, professores e funcionários. Ou seja, um espaço com boa infraestrutura, seguro e acolhedor, que promove o conhecimento e desenvolvimento humano.

Com impacto direto na qualidade do ensino – e no desempenho dos alunos –, o ambiente adequado e respeitoso trabalha o desenvolvimento como um todo e reduz a evasão escolar e a indisciplina. Afinal, há um estímulo às trocas de conhecimento, aprendizagem e a construção de relações interpessoais mais sólidas e coerentes.

O assunto, inclusive, tem ganhado destaque nos últimos anos. É cada vez mais latente a preocupação com a transparência e a busca por escolas que se preocupam com o respeito, empatia e diálogo.

LEIA TAMBÉM: 4 formas de promover a inovação na educação

 

4 dicas para criar um ambiente escolar saudável

Hoje em dia, não basta ter uma boa infraestrutura. Embora ela seja importante, as escolas precisam investir na construção de um ambiente escolar saudável, que considere o acolhimento, diálogo e respeito como elementos centrais. Confira algumas dicas abaixo.

Incentive a socialização

Um ambiente saudável é aquele que oferece oportunidades para que alunos e professores consigam interagir entre si. Dinâmicas, rodas de conversa, trabalhos em grupo ou atividades extracurriculares são alguns bons exemplos de iniciativas que trabalham habilidades como cooperação, comunicação e resolução de conflitos.

É importante também promover o respeito e a empatia, estimulando a boa comunicação e a integração.

Trabalhe o aluno como protagonista

Dentro e fora da sala de aula, o aluno deve ser o protagonista do seu processo de aprendizagem. E nada melhor do que envolvê-lo em projetos interdisciplinares e atividades que estimulam a criatividade e a autonomia.

Da mesma forma, é importante estabelecer limites e responsabilidades para que as crianças tenham capacidade de entender e cumprir normas de convivência.

Estimule o relacionamento entre escola e família

A família desempenha um papel central no processo de aprendizagem e é essencial para manter o ambiente escolar saudável.

Promover a comunicação clara e transparente com os pais é importante, assim como promover encontros, reuniões e eventos que permitam que eles vivenciem a rotina escolar.

Invista na capacitação profissional

Um ambiente escolar saudável reconhece e valoriza seus profissionais. Da mesma forma, educadores qualificados e comprometidos em todas as áreas são fundamentais para garantir a qualidade do ensino.

Por isso, é importante investir na capacitação dos funcionários, garantindo que estejam preparados e aptos a lidar com as demandas do dia a dia.

Do jardim de infância ao ensino médio, a escola deve ser um local acolhedor e seguro para que crianças e adolescentes se desenvolvam. Além de favorecer a troca de experiências e conhecimentos, o ambiente precisa ser agradável e valorizar as habilidades de cada um – e não apenas uma obrigação. Afinal, é neste espaço que passamos grande parte da vida acadêmica.

CONTINUE LENDO: Alfabetização e o Sistema de Escrita Alfabética (SEA)

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️