Como Estimular a Alfabetização por meio da Audição?

Vamos falar sobre Alfabetização…

Você sabia que é muito importante estimular as habilidades auditivas da criança durante o processo de alfabetização?
Sabia que é possível alfabetizar brincando?
Deixo abaixo algumas dicas de brincadeiras:
– Telefone sem fio: todos sentam em círculo e a brincadeira começa quando um dos participantes fala uma frase bem baixinho no ouvido do colega. Este repete a frase bem baixinho no ouvido do outro e assim sucessivamente…
– Vivo ou morto musical: com as crianças em roda um adulto explica a brincadeira. O som grave será o morto e o som agudo será o vivo. Os participantes que errarem ficarão sentados até que tenhamos um vencedor.
– Sons do corpo: a criança de olhos vendados deverá identificar e nomear os sons do corpo produzidos pelo adulto.
– Pique esconde: A criança/adulto escolherá um objeto que faça barulho. A seguir, uma criança/adulto irá contar e as demais se esconderão. Quem se esconde deverá emitir sons com seu instrumento. Quem estiver procurando deverá encontrar a pessoa escondida pela localização do som.
– Que som está faltando? As crianças estarão sentadas no chão e o adulto pedirá para que elas prestem muita atenção aos sons que serão produzidos. Apresente uma sequência de três a quatro sons e omita um som. A seguir, a criança terá que identificar o som que está faltando.
Quer saber mais sobre Alfabetização e como avançar mais rápido com seus alunos?
E aí, gostou? Já realizou alguma dessas brincadeiras?
Deixe seu comentário e compartilhe com um amigo.

Carla Silva
Carla Silva

Autora do LIVRO NEUROCIÊNCIA PARA A ALFABETIZAÇÃO Psicopedagoga e fundadora da Oficina da Inteligência Pós graduanda em Neurociências e Comportamento PUC-RS; Psicopedagoga Clínica, Institucional e Hospitalar; Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental - Método israelense para desenvolvimento humano, pelo ISELP; Screener para Síndrome de Irlen (Dificuldade de Aprendizagem relacionada à visão); Treinador Integral Sistêmico; Analista de Perfil Comportamental. Carla Silva já estudou como professora da educação infantil, como alfabetizadora, como coordenadora de escola e saiu da sala de aula para buscar as respostas sobre o que impedia as crianças de aprender.Hoje ela é referência em alfabetização e tem mais de 50 mil alunos impactando mais de 1 milhão de crianças em diversos países.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.