logo oficina da inteligência

Como escolher a escola de Educação Infantil?

escola-de-educacao-infantil

Desde 2013, o Ministério da Educação exige que as crianças sejam matriculadas na Educação Básica a partir dos quatro anos, mas escolher uma escola de Educação Infantil está longe de ser uma tarefa simples. Afinal, estamos falando de uma decisão que impacta diretamente o desenvolvimento integral dos pequenos – cognitivo, social, físico e afetivo – em maior ou menor grau.

Por isso, é fundamental que os pais levem em consideração alguns fatores no momento da escolha. Isso inclui, por exemplo, segurança, higiene, infraestrutura, qualidade do ensino e proposta pedagógica.

Mas os cuidados não são apenas esses. É preciso considerar, principalmente, suas expectativas em relação ao tipo de educação que eles esperam que o filho receba.

LEIA MAIS: O processo de alfabetização é igual para todas as crianças?

 

Importância da Educação Infantil

Uma escola de Educação Infantil deve ser um ambiente propício ao desenvolvimento e, ao mesmo tempo, acolhedor. Isso porque, nessa fase o foco dentro da sala de aula é o convívio, as descobertas e a experimentação.

A ideia é, justamente, criar uma base para que as crianças se formem como indivíduos e aprendam a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo também habilidades fundamentais à formação humana.

Nesse cenário, as atividades devem permitir, ainda, criar e aprimorar hábitos saudáveis, como leitura, boa alimentação, atividades físicas e higiene.

 

O que levar em consideração na escolha da escola de Educação Infantil?

Muitas famílias ainda têm dúvidas sobre o que avaliar ao matricular seus filhos, independentemente se eles já começaram os estudos ou se irão para a escola pela primeira vez. Afinal, é neste local que as crianças passarão grande parte do seu dia.

Para facilitar essa decisão, separamos abaixo alguns pontos importantes para uma escolha consciente e embasada.

Conheça a rotina escolar

A rotina de uma escola de Educação Infantil não é, nem deve ser, igual a de colégios maiores ou com crianças mais velhas. Nesta fase, é importante que exista um equilíbrio entre as atividades pedagógicas e educacionais e os momentos de diversão brincadeiras.

Além disso, o conteúdo deve ser baseado em estímulos que ajudam a despertar e manter o interesse dos alunos. Ou seja, é preciso dinamizar as aulas.

LEIA TAMBÉM: Dicas de como criar um ambiente escolar saudável

 

Entenda a metodologia de ensino

escola-de-educacao-infantil-como-escolher

Avaliar o método pedagógico utilizado em cada escola é essencial para garantir que o ensino esteja de acordo com as expectativas dos pais – e seus valores. Enquanto algumas instituições trabalham com a metodologia tradicional, outras apostam na educação Montessoriana, na pedagogia Waldorf ou no método construtivista.

Com nuances bem diferentes entre si, é importante que os pais se aprofundem no assunto para avaliar os aspectos de cada uma delas e façam uma escolha consciente e condizente com os princípios da família.

Priorize a localização

A rotina cada vez mais atribulada dos pais faz com que este ponto seja quase decisivo na escolha da escola de Educação Infantil ideal. A localização faz toda a diferença do dia a dia e é importante que a instituição seja próxima do seu bairro, em um local seguro e tranquilo.

Qualidade de ensino

Na Educação Infantil há uma preocupação legítima com a qualidade do ensino, mas mais ainda, com o nível de preparo dos professores e auxiliares. Afinal, não é tão fácil lidar com crianças.

Por isso, é importante buscar entender um pouco mais sobre a formação e experiência desses profissionais, bem como sobre o tipo de suporte e treinamentos oferecidos pela escola a cada um deles.

Entenda como é a relação entre pais e escola

A comunicação entre família e instituição de ensino é essencial em todas as fases da vida escolar. Quando falamos em Educação Infantil, essa relação não pode ser negligenciada e um bom diálogo torna-se ainda mais fundamental.

Por isso, é importante entender como a escola prioriza esse tipo de relacionamento e como enxerga a presença dos pais e responsáveis no dia a dia escolar. Mais do que o acesso a canais de comunicação, a experiência deve contemplar ações que realmente integrem a família e os professores.

CONTINUE LENDO: Quais as boas práticas na relação entre pais e professores?

Busque referências

Estamos no século XXI, mas a melhor forma de conhecer um local é pela opinião dos outros. Quando falamos de uma escola de Educação Infantil, buscar referências de outros pais e responsáveis é tão necessário quanto seguir as dicas anteriores.

Procurar pessoas que já têm uma opinião formada e conhecem os processos – facilidades e dificuldades – da escola, pode ajudar a colocar um ponto final na dúvida.

E para você, o que não pode faltar na hora de escolher a escola de Educação Infantil ideal?

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️