logo oficina da inteligência

Como a lição de casa pode aproximar pais e filhos?

licao-de-casa

Você pode não acreditar, mas a lição de casa desempenha um papel importante no processo de aprendizagem. Afinal, é neste momento que as crianças e adolescentes colocam em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula.

Embora possa parecer penoso encarar uma atividade depois da aula – ou, para os pais, um desafio a mais pós-expediente –, as tarefas contribuem significativamente com a rotina de estudos, fortalecendo, inclusive, o elo entre o aluno, a escola e a família.

De acordo com especialistas e educadores, a rotina de estudos fora da sala de aula traz uma série de vantagens e é essencial para:

  • Estimular a responsabilidade, autonomia e cooperação;
  • Desenvolver habilidades e competências;
  • Reter e compreender os conteúdos estudados;
  • Desenvolver o pensamento crítico;
  • Promover um momento de autoconhecimento; e, claro,
  • Criar uma rotina mais saudável.

Igualmente importante é a presença e atuação dos pais neste momento. É por meio dessas atividades que os pais conseguem participar mais ativamente do dia a dia dos filhos, fortalecendo o vínculo entre o aluno, a escola e a família.

LEIA MAIS: Dicas para criar uma rotina escolar em casa

 

Meu filho chegou com lição de casa, e agora?

As crianças passam grande parte do seu dia – e da sua infância – dentro da sala de aula, com os amiguinhos e professores. Os pais, por sua vez, têm uma rotina atribulada e sofrem para equilibrar todos os pratinhos, dentro e fora de casa. Nesse sentido, é natural que quando há um tempo livre, ninguém queira pensar em atividades escolares.

O que ninguém imagina é que a lição de casa permite que os pais participem ativamente da rotina dos filhos. E mais do que simplesmente ajudar na tarefa, o momento oferece uma troca de conhecimento rica: de um lado, as crianças mostram o que estão estudando; do outro, os adultos conseguem entender o que acontece dentro da sala de aula e podem observar os níveis de dificuldades e facilidades dos pequenos.

Mas é importante que os pais estejam preparados para lidar com as tarefas e as frustrações – sim, elas existem e fazem parte da rotina de estudos.

Separamos abaixo algumas dicas para tornar o processo mais prazeroso para a família:

Organize a rotina de estudos

A melhor forma de se preparar para a lição de casa é mantendo uma rotina organizada de estudos. O ideal é estabelecer horários e, com base na lista de tarefas, a ordem de prioridade.

Dica preciosa: a tarefa é algo que deve ser prazeroso e, portanto, ouvir a opinião da criança sobre como e quando fazer é essencial para que os prazos e atividades sejam cumpridos.

Evite distrações

Celular, televisão e qualquer outro eletrônico devem ser evitados durante as atividades. Isso significa que os pais também precisam se desconectar para garantir um ambiente adequado para o desenvolvimento e livre de distrações.

LEIA TAMBÉM Procrastinação das crianças nos estudos: o que diz a neurociência?

Procure entender a tarefa e esteja preparado para tirar dúvidas

tarefa-escolar

Durante as atividades é comum que as crianças tenham dúvidas e se frustrem por não conseguirem fazer coisas simples. Por isso, é importante que os pais procurem entender as tarefas antes que ela seja iniciada e estejam preparados para sanar as dúvidas – das mais simples às mais difíceis.

É essencial também se despir de qualquer preconceito ou julgamento. Afinal, as crianças estão em fase de aprendizado e precisam entender que não existe dúvida “boba” ou forma certa e errada de cortar o encarte de revista. Ou seja, mostre que você está ali para tudo, sem broncas e sem julgamentos.

Este é um momento também de reparar as dificuldades e, caso elas surjam com frequência, procure a escola para buscar ajuda e melhorar o rendimento.

Não perca a paciência

A paciência é a chave do negócio. A frase de efeito se encaixa bem quando o assunto é lição de casa, especialmente em casos de crianças menores. As pessoas são únicas e cada um possui o seu próprio ritmo de aprendizagem: alguns conteúdos e tarefas, inclusive, serão mais difíceis do que outros.

Por isso, não perca a paciência. Nunca! Tente fazer o caminho inverso e usar o reforço positivo para elogiar as crianças e entender a sua dificuldade.

É preciso ter em mente que a lição de casa aproxima pais e filhos de diferentes formas, mas que um esforço deve ser feito. A família é um dos pilares do processo de aprendizagem e desempenha um papel central no desenvolvimento das crianças.

Agora que você já sabe como a lição de casa é essencial para manter o elo entre família, escola e alunos.

CONTINUE LENDO: Dicas para criar uma sala de estudos para seu filho

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo coach Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️