4 formas de promover a inovação na educação

inovacao-na-educacao

Estimular a inovação na Educação é uma estratégia cada vez mais necessária e comum para quem busca diariamente aumentar o interesse dos alunos, levar conteúdo de qualidade e promover novas formas de aprendizado. Afinal, vivemos em um mundo onde a tecnologia e a conectividade se consolidaram como ferramentas de desenvolvimento.

E não é à toa: elas são grandes aliadas na educação, uma vez que permitem o livre acesso a diferentes áreas do conhecimento, conteúdos e realidades. Ou seja, garantem que os estudantes estejam sempre em contato com novas ferramentas e recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais coerente, flexível e eficiente.

Embora desempenhe um papel fundamental, quando falamos de inovação na Educação não estamos considerando apenas a tecnologia. O conceito contempla também a melhoria contínua dos processos relacionados a práticas pedagógicas, metodologias e gestão escolar.

 

Experimentando a inovação na Educação na prática

Ao contrário do que se imagina, a inovação na Educação não está unicamente relacionada a computadores de última geração e lousas interativas. Os recursos, obviamente, são importantes, mas o conceito vai muito além da adoção de equipamentos e tecnologia de ponta.

Na prática, o conceito compreende também a aplicação de novos métodos de ensino, livros didáticos e novos conteúdos. A ideia de uma gestão inovadora é justamente utilizar os recursos disponíveis para criar soluções e atender às demandas, garantindo uma dinâmica mais flexível, envolvente e interessante no dia a dia da sala de aula.

Acontece que muitos educadores e escolas ainda têm dúvidas em relação à aplicação da inovação na Educação – e como utilizar os recursos no processo de aprendizagem. A boa notícia é que existem alguns caminhos para quem deseja adotar métodos ativos, que colocam os estudantes em movimento no seu processo de aprendizado.

Uso de internet

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos domicílios brasileiros utilizaram a internet em 2021 – um aumento de 6% em relação a 2019.

A importância dessa tecnologia é refletida também na Educação. Amplamente utilizada para pesquisas de textos e imagens ou para divulgação de livros ou vídeos, a internet tem se consolidado como uma grande aliada de professores e alunos. Afinal, ela permite o fácil acesso a conteúdos completos e uma troca de conhecimentos mais ágil, flexível e interativa.

Mas, para que seja eficiente, é importante que os estudantes sejam orientados sobre a melhor forma de utilizar a internet – muitos deles se perdem durante a navegação.

Projetos extraclasse

Outro caminho para promover a inovação na Educação é por meio de projetos extraclasse, que geralmente proporcionam momentos de lazer, reforçam a interação social e permitem colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Quando bem pensados, estes projetos também apresentam aos alunos uma nova realidade, ampliando a capacidade de reflexão e senso humano. É o caso, por exemplo, de feiras de Ciências, atividades físicas, pesquisas científicas e muito mais.

gameficacao-na-educacao

Gamificação

A gamificação também tem se destacado no cenário educacional brasileiro. A estratégia, que utiliza jogos e resolução de desafios como parte de atividades e processos no lugar de textos e palestras, é muito bem aceita por alunos de diversas idades.

Uma forma inovadora, moderna e inteligente de estimular o pensamento e a capacidade cognitiva das crianças.

Multimídia

Não dá para falar em inovação na Educação sem citar o uso de multimídias no planejamento de aulas e no dia a dia. Uma vez que são representadas por meio de áudio, vídeo e animação, sempre em conjunto com mídias tradicionais, como texto, gráficos e imagens, elas ampliam a capacidade de aprendizagem.

Na prática, traz ganhos consideráveis para o desenvolvimento de conhecimentos sobre determinados assuntos e na criação de novos métodos de ensino e de troca de experiências.

Não dá para negar a importância da inovação na Educação. Mais do que incentivar o uso de novas tecnologias, o conceito é fundamental para quem preza pela qualidade de ensino e está disposto a transformar o sistema educacional em algo mais palpável, dinâmico e acessível.

 

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo coach Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Telegram

Mais conteúdos

Preencha seus dados abaixo e seja VIP:

(Leva menos de 1 minuto) ☺️